#
A Outra Face do Mainframe
Date 13 Dec 2019

“Negócios”, “Dinheiro”, “Empresa”, “Produtividade”. Todos conhecemos esse lado tradicional do Mainframe. É praticamente impossível falar de negócios e não falar de Mainframe. Suas histórias estão tão intimamente ligadas, quanto possível. O Mainframe é uma ferramenta fundamental utilizada por grandes corporações financeiras, bancos, operadoras de cartões, grandes redes de supermercado, dentre outros.
Mas você já imaginou o uso do mainframe em games online? Esta seria sua segunda face, o gameframe, que vai muito além do seu uso tradicional e mostra a versatilidade desta ferramenta. Descobri este lado recentemente, numa conversa com colegas do trabalho.
O gameframe foi um projeto para se utilizar o mainframe como host de um jogo conhecido como Taikodom, desenvolvido por uma empresa brasileira, juntamente com a IBM (A parte do Mainframe). O jogo, segundo seus desenvolvedores, seria um Massive Social Game, algo semelhante a um MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Games), e se passa no espaço sideral.
Essa escolha pelo mainframe se deu principalmente pelo grande número de usuários que poderiam estar conectados simultaneamente, fazendo o mundo virtual do jogo mais dinâmico e divertido.
Recentemente, surgiu uma nova categoria de esportes, os e-sports, que nada mais são do que jogos virtuais e que atualmente fazem muito sucesso, principalmente os MOBAs (Multiplayer Online Battle Arena), como por exemplo os jogos League of Legends, DOTA 2, Heroes of the Storm e muitos outros. Estes jogos estão cada vez mais famosos, com torneios e competições que movimentam cada vez mais pessoas, e mais dinheiro, e atrai novos adeptos a todo instante. Com a popularização desses games, a conexão de muitos usuários simultaneamente está se tornando um problema para essa indústria. Não será possível que as empresas migrem seus servidores atuais para mainframes, melhorando assim seus jogos? Será esta mais uma das surpresas que o mainframe nos apresentará nos anos que virão? Você conhecia esta outra “face” do Mainframe? O que você acha dela? Gostaríamos de ouvir sua opinião!


Quantidade de publicações: 83