#
Stored Procedure: A nova feature do Eccox QC for DB2
Date 16 Sep 2021

A funcionalidade para avaliação de Stored Procedures Nativas DB2, na ferramenta Eccox Application Quality Control for DB2 (Eccox QC for DB2), foi lançado em agosto de 2021.

A Eccox, dentro de processo de desenvolvimento de aplicações junto de seus clientes, identificou a necessidade de ampliação de uso de regras de qualidade de código dentro de sua estratégia de melhoria contínua em sua solução Eccox QC for DB2, para Stored Procedures Nativas em Banco de Dados IBM DB2 no Ambiente Mainframe abrangendo apenas o seu código SQL.

Para atendimento a essa demanda, desenvolvemos a funcionalidade Eccox Application Quality Control for Stored Procedure, que passa a realizar a avaliação de qualidade das Stored Procedures nativas do banco de dados IBM DB2 em ambiente Mainframe. O processo de análise de qualidade de Stored Procedures Nativas DB2 é realizado durante o processo de ciclo de vida da aplicação Mainframe, controlado através de Ferramenta de SCM (Software Change Manager). O processo se dá de forma não intrusiva (sem alteração do fonte) e também sem alteração no atual processo de análise de qualidade, constituindo essa customização uma feature (funcionalidade) adicional ao produto.

Stored Procedure

A feature Eccox Application Quality Control for Stored Procedure, suporta os três tipos de Stored Procedures, conforme abaixo:

1 – External Procedure 

Codificada em linguagem de programação Mainframe;

2 – External SQL Procedure 

Codificada em linguagem PL-SQL, seu fonte é armazenado como qualquer outro programa fonte, e esta Stored Procedures é compilada por utilitário IBM, gerando uma DBRM que é analisada aplicando-se as regras do SQL, gerando os apontamentos e armazenamento de indicadores.

Se o cliente implantar as Stored Procedures a partir de um processo formal, por exemplo, utilizando os produtos de SCM (Software Configuration Management), é possível o uso da função de bloqueio durante o Promote;

3 – Native Procedure

Codificada em linguagem PL-SQL, o seu fonte é armazenado como qualquer outro programa fonte e é entrada para o Eccox Quality Control for Stored Procedures que o analisa, gerando os apontamentos e armazenando os indicadores.

Se o cliente implantar as Stored Procedures a partir de um processo formal, por exemplo, utilizando os produtos de SCM (Software Configuration Management), é possível o uso da função de bloqueio durante o Promote.

Benefícios:

- Permite que agora o Eccox QC for Stored Procedure Nativa, avalie e controle o bloqueio de seguir ou melhorar o código.

- Esta feature não existe na versão do software Eccox QC, e irá possibilitar redução de MIPS na conversão dos programas escritos em SQL/PL Stored Procedures para Stored Procedures Nativas. 

Uma das justificativas, é que cerca de 20% dos MIPS gastos na execução dos programas escritos em SQL/PL serão convertidos em ZIIP na Stored Procedure Nativa, sendo que normalmente não se paga pelo uso do ZIIP.

 - Manter o mesmo padrão de analise do Eccox QC, permitindo ao desenvolvedor maior cobertura da aplicação.

Quantidade de publicações: 83