Fala-se muito em segurança, gastamos muito dinheiro para garantir que os nossos dados estejam protegidos de pessoas mal intencionadas, mas realmente eles estão?
Esta é uma pergunta um tanto perigosa, pois se afirmamos que sim, alguém irá querer desafia-lo, por outro lado, se falamos que não, então não estamos fazendo o nosso trabalho. Temos várias soluções para melhorar a nossa segurança e não permitir que os nossos dados fiquem vulneráveis a ataques ou perda de privacidade.
Mas quando não protegemos a nossa informação do manuseio de pessoas da própria organização? Não estamos correndo riscos também?
A resposta é: sim! Uma das formas de proteger a informação na empresa é, desenvolver um ambiente seguro, com dados descaracterizados para a manipulação, seja pela área de desenvolvimento, testes, homologação e etc.
Uma boa prática permite ter um ambiente de dados descaracterizado e de preferência reduzido para a manipulação destas informações em T.I.; permitindo desenvolver as novas aplicações e manutenções, sem a preocupação de ocultar os dados que podem ser de produção, permitindo a manipulação na área de informática sem a preocupação com a segurança dos mesmos.
Se puder montar um ambiente com:
– uma cópia dos dados de produção, mas mascarando ou descaracterizando os dados sensíveis (informações confidenciais);
– manter a integridade dos dados;
– possuir o relacionamento da informação e dos arquivos, seja até das tabelas;
– esta copia para ser utilizada no desenvolvimento/testes/homologação, sendo reduzida, mas mantendo, todas as características necessárias para o nosso trabalho;
– permitir a geração de dados não existentes nos sistemas anteriores e que serão utilizados nos novos sistemas;
– manter a segurança das informações;
– poder atualizar de tempos em tempos;
– não perder a base de referência.
Estas condições são as ideais para o nosso projeto.
Nem sempre conseguimos atender a todas as nossas necessidades ou não temos condições técnicas e tempo para o projeto.
Precisamos manter as atividades dentro de seus cronogramas, seja técnico ou de negócios, mas é necessário possuir cada vez mais o controle e a segurança da nossa informação, para permitir uma correção de rumo.
O nosso dia-a-dia esta cada vez mais rápido nas ações, e temos que atender a demanda de nosso negócio, rapidamente mantendo a salvaguarda das nossas informações.
Portanto a nossa dica é: poder montar um ambiente que possa ser utilizado em todas as fazes do desenvolvimento da nova proposta do nosso negócio, seja em uma nova manutenção ou em uma nova oportunidade.